Existem diversas tendências do recrutamento digital surgindo já para o próximo ano, devido ao crescimento de novas tecnologias e plataformas digitais, como mostra a pesquisa de McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana que aconselha empresas, governos e outras organizações em consultoria estratégica.
Novidades como essas não apenas podem facilitar processos como a triagem de candidatos, como também melhoram a experiência do usuário, que englobam tanto recrutadores quanto os próprios candidatos.
Em seguida, confira um pouco mais sobre a trajetória do recrutamento e a importância de sua evolução ao longo do tempo:
Evolução do Recrutamento ao Longo do Tempo
O recrutamento passou por mudanças significativas ao longo das décadas, especialmente antes da revolução tecnológica, na qual os processos de contratação eram lentos e complexos.
No passado, empresas dependiam apenas de métodos tradicionais, como anúncios em jornais e o boca a boca para atrair talentos para suas vagas de emprego. Utilizando esse método, o alcance desses métodos era limitado, além do tempo gasto entre a divulgação de uma vaga e a contratação de um profissional era consideravelmente longo.
Com o tempo, o avanço das telecomunicações e o surgimento da internet abriram novas portas para a captação de talentos, havendo o surgimento de plataformas de emprego, onde as vagas começaram a ser divulgadas online.
Como resultado, houve uma facilitação do acesso a uma base maior de candidatos, isto é, ampliando as opções de talentos para as empresas, com uma gama maior de profissionais para triagem.
No entanto, apesar desse progresso com plataformas online, os processos de triagem e seleção ainda eram manuais (e para muitas empresas, ainda são), o que torna o recrutamento um processo demorado e suscetível a erros humanos.
Atualmente, o cenário já é um pouco diferente, pois há o recrutamento digital, em que muitos empreendimentos já podem automatizar e otimizar grande parte deste processo.
Com o recrutamento digital, o processo se torna não só mais rápido, como também mais eficiente e preciso, seja em qualquer etapa do recrutamento por ser feito de forma remota, como:
- triagem de currículos;
- análise de perfis;
- entrevistas;
- entre outros.
Tendências do recrutamento digital para 2025
Existem inúmeras tendências do setor de recrutamento digital para 2025, entre elas, está:
- Adoção de Inteligência Artificial (IA);
- Recrutamento baseado em dados;
- Experiência do candidato.
Confira mais sobre cada uma a seguir:
Adoção de Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial tem revolucionado o recrutamento, por conta da automatização de tarefas repetitivas, melhorando não só a eficiência de alguns processos de recrutamento, como também diminuindo erros humanos que podem acontecer no processo.
Uma das utilizações da IA dentro do recrutamento, está nos chatbots (um programa de computador que simula conversas humanas), que, consequentemente, tem como função principal realizar triagens iniciais de candidatos.
Nesse caso, o programa pode responder perguntas frequentes e até mesmo agendas as entrevistas dos candidatos, desse modo, liberando tempo dos recrutadores para focar em outras interações.
Outra utilização da inteligência artificial está no machine learning, onde é possível analisar grandes volumes de dados de currículos, identificando padrões que indicam o potencial de um candidato para se destacar em determinada função.
Também é uma tendência a fusão da inteligência artificial com o ATS (Applicant Tracking Systems), um software de gestão que, quando combinado com a IA, otimiza ainda mais o tempo para identificação de talentos, ajudando a otimizar a qualidade de cada uma, pois utiliza dados históricos e também preditivos.
Para 2025, há a previsão do aumento da utilização da inteligência artificial aplicada a testes de habilidades automatizados, além de entrevistas por vídeo, assistidas pela IA.
No caso de entrevistas por vídeo, o sistema não só analisará linguagem corporal dos candidatos, como tom de voz e as palavras-chaves, a fim de fornecer insights adicionar sobre cada talento.
Recrutamento baseado em dados é uma tendência do recrutamento digital
Atualmente, o uso de dados e análises no recrutamento digital está em expansão e deverá se tornar uma tendência cada vez mais frequente, pois ferramentas estão otimizando decisões em todo ciclo de vida de talentos.
Isto é, há um monitoramento de métricas, como:
- taxa de aceitação de ofertas;
- tempo médio de contratação;
- qualidade dos candidatos contratados;
- entre outros.
Para que haja todo esse monitoramento, é necessário fazer uso do recrutamento baseado em dados, a fim de prever o desempenho futuro dos candidatos, com base nesses modelos preditivos.
Além disso, essa é uma tendência com uma abordagem fundamentada em evidências, garantindo que as decisões sejam baseadas em fatos e números concretos, ainda menos suscetíveis a erros humanos.
Experiência do Candidato
A experiência do candidato é um dos fatores mais importantes para atrair e reter talentos, o que faz com seja uma tendência cada vez maior para os próximos anos.
Empresas que oferecem processos de recrutamento fluidos, transparentes e rápidos ganham uma vantagem competitiva significativa, seja através de:
- formulários fáceis de preencher;
- processos de candidatura mobile-friendly;
- integração de portais de autoatendimento;
- comunicação transparente e constante;
- feedback sobre candidaturas;
- entre outras experiências.
Para isso, cada vez mais empresas estão investindo em employer branding, que busca criar uma percepção positiva desde o início da jornada do candidato.
Assim, uma boa experiência do candidato aumenta as chances de contratação e melhora a reputação da empresa, uma vez que candidatos satisfeitos são mais propensos a recomendar a organização para outros profissionais.
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