No futuro do recrutamento tech, está entre uma das grandes tendências o trabalho remoto, que teve grande crescimento durante e após a pandemia, no início de 2020.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada em 2024, cerca de 8,3% dos brasileiros atuam de forma remota em suas casas, em diversos setores.
Entre esses setores, está o setor de tecnologia, onde os profissionais preferem o trabalho remoto e/ou híbrido mesmo após a pandemia, aponta a pesquisa de economistas das universidades de Nottingham, Sheffield e King’s College London, do Reino Unido.
A plataforma de recrutamento de desenvolvedores de software e profissionais de data science, mostra que 78,27% dos colaboradores tech preferem manter o modelo remoto pós-pandemia.
Trabalho remoto no futuro do recrutamento tech
No futuro do recrutamento tech, uma das importantes questões discutidas está no trabalho remoto, e suas novas possibilidades para a contratação de talentos globais.
Desse modo, empresas podem buscar profissionais altamente qualificados sem as barreiras geográficas, formando equipes mais diversas e com uma variedade maior de habilidades.
Ao mesmo tempo em que há essa quebra de barreiras, os recrutadores também precisam ajustar suas abordagens, ao utilizar ferramentas digitais e/ou processos que são automatizados.
Como resultado, a utilização de inteligência artificial, por exemplo, é utilizada por ser capaz de agilizar a triagem e avaliação dos candidatos em grande escala.
Toda a adaptação é necessária para se manter competitivo onde a oferta de talentos tech é disputada globalmente, considerando o trabalho remoto e seus benefícios.
Além disso, também há a mudança nas habilidades demandadas para o trabalho remoto, visto que não é essencial somente habilidades/competências técnicas, como também habilidades interpessoais.
Nesse caso, grande parte dos empreendimentos buscam profissionais com competências em comunicação e gestão do tempo, úteis em ambientes descentralizados, como o trabalho remoto.
Quando se trata do futuro do recrutamento tech, além da busca por profissionais tecnicamente aptos, há também a procura por profissionais que trabalhem de forma eficiente e colaborativa, preenchendo a vaga mesmo que a distância, sem haver quaisquer prejuízos para as empresas.
Benefícios do trabalho remoto para empresas
Em seguida, confira alguns dos benefícios do trabalho remoto:
- Redução de custos: há uma diminuição significativa de despesas operacionais, desde o aluguel de escritório até contas de serviços públicos e manutenção de infraestrutura.
- Acesso a talentos globais: Não havendo a barreira de distância, as empresas podem contratar profissionais qualificados de qualquer lugar do mundo. Desse modo, não só aumenta as habilidades da equipe, como também ampliando a diversidade.
- Melhor Retenção de Talentos: Além do maior acesso aos talentos, a flexibilidade do trabalho remoto também é um atrativo para muitos candidatos, criando menor rotatividade.
- Aumento da produtividade com o trabalho remoto: Entre os benefícios, está o aumento da produtividade dos funcionários, visto que muitos profissionais relatam que produzem mais ao ficar longe das distrações que são criadas dentro do ambiente de escritório, além de poderem escolher seus horários, criando um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
- Sustentabilidade e cultura organizacional: O trabalho remoto também atua na sustentabilidade ao reduzir a pegada de carbono (uma vez que não há deslocamento de funcionários e necessidade de um espaço físico, como o escritório), além da cultura organizacional, fomentando uma cultura de confiança e autonomia.
Como aplicar o trabalho remoto na minha empresa?
Para aplicar o trabalho remoto com sucesso, é preciso optar por estratégias bem definidas, a fim que haja a adaptação dos colaboradores, mantendo ou aumentando sua produtividade.
Um dos primeiros passos é fornecer uma infraestrutura adequada, com ferramentas necessárias para que todos possam realizar suas atividades de maneira eficiente.
Entre elas, estão as plataformas de videoconferência, gerenciamento de tarefas e comunicação interna, para a equipe se manter conectada com um bom fluxo de trabalho, como:
- Slack;
- Zoom;
- Microsoft Teams;
- Entre outras.
Além disso, há a adaptação dos processos de recrutamento e integração, como entrevistas por videoconferência e testes de habilidades voltados para o ambiente digital.
Entre os desafios dessa adaptação, está a avaliação da capacidade dos candidatos de se adaptarem a um cenário remoto, priorizando habilidades como autogestão e comunicação.
Outra adaptação que deve ser feita é o onboarding digital (processo com tecnologias digitais para integrar clientes/funcionários a empresa), para que os colaboradores tenham todas as informações e suporte necessários quando se integrarem a equipe.
Assim, também deve ser ressaltado a cultura de confiança e autonomia com comunicações claras, contando com feedbacks frequentes e definição de expectativas-resultados.
Desse modo, há maior produtividade, retenção de talentos e flexibilidade operacional, garantindo uma transição suave e eficaz, mantendo a qualidade e os resultados da equipe.
Conte conosco!
Está buscando os melhores talentos tech para sua equipe remota? A GR Soluções em RH, empresa especializada em recrutamento tech pode ajudá-lo(a) a encontrar os profissionais ideais para seu time. Entre em contato conosco e transforme seu processo de recrutamento com as melhores estratégias do mercado!